TODOS QUEREMOS UM CAMINHO SEGURO PARA SEGUIR, SABER A VERDADE SOBRE A VIDA E A MORTE. TER VIDA ABUNDANTE NA TERRA E ETERNA NO CÉU.JESUS DISSE:"EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA." PORTANTO SÓ EXISTE UM MEIO DE ALCANÇARMOS TUDO ISSO E SEGUIRMOS OS PASSOS DE JESUS.BUSCANDO CONHECE-LO A CADA DIA MAIS,IMITANDO SUA MANEIRA DE VIVER, DE AMAR ,DE AGIR E REAGIR.
BUSCANDO EM JESUS O CAMINHO E A VERDADE PARA TER VIDA!

Seguidores

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DEUS!







A pessoa salva por Jesus Cristo jamais poderá prescindir do estudo sobre Deus o criador, sustentador, legislador e governador de tudo que há, quer seja no mundo visível ou invisível. Esse estudo não contém a totalidade, nem a profundidade, do conhecimento humano a cerca do ser divino que é a causa de tudo que veio existir, mas contém conhecimentos básicos sobre Deus. Também não tem a pretensão de definir Deus. Pois definir Deus talvez seja tarefa impossível ao homem. Para o ser da dimensão de Deus uma definição não há de ser dada em poucas palavras ou muitas palavras. Quanto a crer na existência de Deus ela é assumida pela revelação na Bíblia Sagrada. A Bíblia fornece algumas pistas sobre a pessoa de Deus. Ela diz que Deus é puro, santo, justo e amoroso. Sua santa Lei também possui esses atributos, pois é a expressão de Seu caráter. Deus é Espírito, imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. E é sobre essas questões : Quem é o verdadeiro Deus? Que tipo de corpo Ele tem? Quais são as suas qualidades mais notáveis? E sobre Seus atributos naturais e morais que vamos tratar nesse nosso estudo aqui hoje. Dando assim mas um passo nessa nossa caminhada rumo a verdade que somente há em Jesus Cristo e assim ter vida e a ter em abundância.

Vejamos agora algumas tentativas de definir Deus já que sempre faltará algo importante nas mesmas: O minidicionário define Deus como: " Ser infinito, perfeito, criador do universo."O dicionário da Bíblia nos diz: " Nome da suprema divindade que os homens invocam e adoram.
A palavra grega em o Novo Testamento traduz o objeto de adoração e é Espírito. E a palavra hebraica do Antigo Testamento por sua vez representa essa ideia e leva-nos a pensar na força geradora de todas as coisas. E nos lábios dos cristãos, portanto, a palavra Deus designa fundamentalmente o Espírito poderoso que é adorado, e cujo o auxilio invocamos. No entanto como já foi dito a definição de Deus não pode ser dada em poucas ou muitas palavras, pois é impossível ao homem limitado definir plenamente seu criador. Se assim pudesse ser definido plenamente em termos humanos não poderia ser chamado de Deus. A criatura não compreende fielmente seu criador e não há palavras para defini-lo. As palavras somente servem para exteriorizar o que está em nosso pensamento e conhecimento por revelações que Deus deixou para nós em Sua palavra.

Definir significa dare fine, dar fim, encerrar, reter o significado, dominar= se tornar senhor, compreender = prender com, ou seja,Deus foge a qualquer regra, foge ao nosso entendimento, e qualquer tentativa de definir, reter, denominar, dominar,a Ideia de Deus, inútil. Deus só se permite compreender através de Jesus Cristo, por ser Cristo a Vontade do Pai, a Revelação do Pai . Deus se revela em Jesus e é por este motivo que dizemos, Jesus é o Caminho para Deus, o único caminho para Deus, por ser Jesus que nos explica o Pai, Jesus sé a hermenêutica do Pai. É o mais próximo do Humano que Deus se permitiu ser, e o fez de forma total, irretocável, eterna e definitiva. Jesus é a imagem de Deus Vivo, é o rosto que Deus escondeu do Homem mas que se revela na forma do rosto do Cristo, amoroso e misericoridioso
Definir Deus como indefinível é a melhor forma, porque não conseguimos definir, algo tão supremo. Alguém por isso pode perguntar pois como cremos naquilo que não vimos e não definimos mais ao mesmo tempo sentimos? Isto é fé, e fé é o firme fundamento das coisas que não vemos mas cremos. Deus foge a qualquer regra humana e desse mundo, e é o maior motivo de Deus e sua Palavra causar tanta repulsa nas pessoas, porque o que Ele fala confronta profundamente os erros humanos, mostra exatamente aquilo que a gente mas que esconder, nós os seres humanos não gostamos de nos mostrar frágeis. Mas Deus não faz isso pra nos condenar e sim pra nos tirar do erro. Viver o que Deus quer é literalmente andar na contra mão do mundo! Acredito que ele seja a própria regra!

Ele é infinito e além da compreensão humana. É o Criador, o Originador, o Mantenedor e o Soberano de toda a criação. Ele é também compassivo e clemente, tardio em irar-se, e grande em constante amor e fidelidade. As qualidades e poderes manifestos no Filho Jesus e o Espírito Santo também constituem revelações do Pai. Como Deus é onipotente ele faz as regras, portanto está sempre de acordo com as regras. Todavia, , Deus é metafísico e conceituamos o Deus Cristão segundo duas naturezas: imanente e transcendente. Podemos identificar sua imanência, justamente pelo determinismo das leis do universo, nesse contexto ele é a regra. Como Transcendente ele está fora da criação (universo), portanto ele não segue as regras da física, química, matemática. Nesse ponto, Deus está fora de nossas regras humanas. Concluindo, Deus é o único ser que pode, por sua vontade, fugir das regras que nós humanos finitos vivemos.
Muitas pessoas formam seus valores e tomam suas decisões através do paralelismo ou comparação. Mas diante do Senhor, não há paralelos que permitam identificar aquilo que Lhe é natural. Por isso, não podemos definir para o Criador padrões ou parâmetros do que seja justo, correto, bom e adequado. Os padrões da dimensão terrena e finita não podem ser parâmetros ou projeções para aquilo que está infinitamente acima da percepção e do conhecimento humanos. Posto aqui um poema do qual o autor eu desconheço, apenas copio na tentativa de expressar um pouco mais sobre o assunto:

Como definir Deus?
Uso mil conceitos e nada digo, apelo para imagens e não consigo.
Como imaginar o imaginável? Descrever o indescritível
Falar do não-dizível? Deus, o sagrado oculto,
santidade misteriosa, sabedoria suprema,
amor absoluto, verdade verdadeira,
é o que dá significado a vida! Deus, Pai, Senhor,
o Grande Silêncio da experiência humana,
às vezes vislumbrado, pela imaginação do poeta...
Mas como sempre temos manias e intenções de achar que podemos definir tudo, inclusive o indefinível, posto mais esta poesia expressando mais uma tentativa:

POEMA DE DEUS

Entre a lua e as estrelas, num galope num troféu,
pisando nas nuvens brancas, eu vi Deus passar no céu.
Todo dia existe Deus, num sorriso de criança,
no canto dos passarinhos, num olhar, numa esperança...
Na harmonia das cores, na natureza esquecida,
na fresca aragem da brisa, na própria essência da vida...
No regato cristalino, pequeno servo do mar,
nas ondas lavando as praias, na clara luz do luar...
Na escuridão do infinito, todo ponteado de estrelas,
na amplidão do universo, no simples prazer de vê-las...
Nos segredos desta vida, no germinar da semente, nos movimentos da terra,
que giram incessantemente...
No orvalho sobre a relva, na passarada que encanta, no cheiro que vem da terra, e no Sol que se levanta....
Nas flores que desabrocham, perfumando a atmosfera, nas folhas novas que brotam, anunciando a primavera...
Deus é a Paz, a Esperança, é o alento do aflito,
é o criador do Universo, da luz, do ar, do infinito...
Deus é a Justiça perfeita, que emana do coração:
Ao perdoar quem o ofende, Ele é o próprio perdão.
Será que você não viu, o rosto calmo de Deus,
no colorido mais belo, dos olhos dos filhos seus ?
Eu sei que não me enganei, em tudo que lhes dizia:
Deus é paz, é o amor, Deus é a eterna poesia....
Deus é constante é perene, É divino de tal sorte,
que sendo a essência da vida, é o descanso da morte....
Não há ida sem volta, e nem há volta sem ida,
A morte não é a morte, é só a porta da vida...
No ciclo da natureza, nesse ir e vir constante,
no broto que se renova, na vida que segue adiante...
Em quem semeia a bondade, em quem ajuda o irmão,
colhendo a felicidade, cumprindo a sua missão...
No suor de quem trabalha, no calo duro da mão,
no homem que planta o trigo, no trigo que faz o pão...
Você pode sentir Deus ...
pulsar em seu coração...

Autor Desconhecido.

E quanto a existência de Deus a Bíblia não se preocupa em prova-la. É fato concreto, incontestável.É começa seu primeiro verso falando de Deus como o principal personagem em todo o universo: Gênesis 1 : 1: "No princípio Deus criou os céus e a terra."
Como podemos chegar a conhecer melhor a Deus? Uma maneira é observar as coisas que ele criou e refletir profundamente no que nos revelam. As criações de Deus nos mostram que ele tem muito poder e sabedoria. Vemos o seu amor em tudo o que fez:
Salmo 19:1-6 :
1 -Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.
2-Um dia fala disso a outro dia ; uma noite o revela a outra noite.
3 -Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz.
4- Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol,
5- que é como um noivo que sai de seu aposento e se lança em sua carreira com a alegria de um herói.
6- Sai de uma extremidade dos céus e faz o seu trajeto até a outra; nada escapa ao seu calor.

Outra maneira de aprendermos algo sobre Deus é estudar a Bíblia. Nela Ele nos diz muito mais sobre quem Ele é, e informa também sobre o seu propósito. A Bíblia nos revela a personalidade de Deus seus atributos que é oque estudaremos a partir de agora. Mais o que são os atributos de Deus? São que dão forma, substancia, que indicam a existência de Deus. É aquilo que caracteriza a natureza de Deus, qualidades especiais, as quais O distinguem de todas as demais pessoas. Os atributos divinos mais conhecidos estão divididos em duas classes, quais são: OS atributos naturais de Deus os quais são exclusivos e absolutos de Deus nenhuma criatura possuí. São inerentes e tão somente de Deus. São chamados atributos absolutos e ou exclusivos. São referentes a Sua natureza e mostram como Deus é. Quais são: A onipotência, onipresença, oniciência, unidade, infinidade, imutabilidade . E os atributos morais de Deus que estão ligados ao seu modo de agir. Esses atributos Deus possui e com partilha com o homem, até um grau limitado. Que são Sua santidade, amor e justiça. E totalmente soberano sobre tudo que existe é esse o nosso maravilhoso Deus!

Quanto a natureza íntima de Deus a Bíblia diz Que Deus é Espírito pessoal que Deus tem um corpo, mas não como o nosso. “Deus é Espírito”, diz a Bíblia. (João 4:24)
"Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."
A substancia de Deus é Espírito e só pode por isso ser compreendida no campo espiritual, pois Deus não pertence ao campo físico. Por esse motivo a Bíblia diz que Devemos adora-lo em espírito e em verdade. E por ser Espírito não está submetido as leis físicas como o homem, não está submetido ao tempo e espaço ou a circunstâncias. Foi Ele que criou todas essas coisas e já existia sem elas eternamente.
vejamos agora sobre os atributos naturais de Deus que são os que diferenciam Deus de tudo que Ele criou, que pertencem somente a Ele, ou seja são incomunicáveis. Existem muito mais atributos, mas foi esses que Ele nos permitiu conhecer na revelação de Sua soberana vontade. Quando esses atributos não são bem compreendidos permite muitas doutrinas erradas. Se não os conhecemos inevitavelmente caímos no erro. São eles:

A onipotência: Deus tem todo o poder para fazer que Lhe apraza. Não há que Deus não tenha poder pra fazer. É a capacidade que só Deus possui de ter todo o poder.
Gênesis 17: 1 -Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.
É o Deus Todo-poderoso que se revelou a Abraão.
Isaías 43:13: “Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu, quem o pode desfazer?”
Salmos 91: 1 : "Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso."
Mateus 19:26: "Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”.
Marcos 14: 36 : E dizia: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”.
Lucas 1:37: "Pois nada é impossível para Deus."
Apocalipse 21: 22 : "Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo."

Mas que é preciso ser dito a esse respeito aqui também, é que nada realmente é impossível para Deus! Porém, quando Ele coloca esse poder em ação jamais o faz desassociado de seus atributos morais, seu amor perfeito e justiça. Pois Ele se manifesta com todo seu Ser e Sua natureza. É impossível Ele agir desvinculado de seus outros atributos. Por esse motivo Deus tem poder pra fazer tudo o que condiz com Sua natureza , personalidade e carácter. E sendo assim, existe que Deus não pode fazer, não por falta de poder mas porque não condizer com Ele, com seu carácter. Como por exemplo: A bíblia diz que Deus não pode mentir e não pode pecar. Pois é contra Sua santidade. Deus não manifesta nenhum atributo seu sem estar em conformidade e harmonia com seu carácter e personalidade Santa e amorosa. Veja o que a Bíblia diz a respeito disso:
Hebreus 6: 18 : "Para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta."
Deus não pode mentir ou cometer qualquer outro pecado, porque não condiz com Seu carácter Santo!

A onipresença: A onipresença é a capacidade que somente Deus possui de de poder estar em todos os lugares ao mesmo tempo de forma inteira e perfeita com toda Sua natureza. Pois Deus está em todos os lugares não de forma dividida, mas em cada compartimento do universo Deus está presente de modo completo e pleno. Ele está presente também dentro de nós pelo Seu Santo Espírito.E está presente com todos Seus atributos. Isso significa estar em todos os lugares com a totalidade de Sua pessoa. A Bíblia diz:
Provérbios 15:3 : "Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons."
Isaías 66: 1: "Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?"
Jeremias 23: 23 -“Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe?
24 -Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja?”, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra?”, pergunta o Senhor.
Salmos 139: 7 a 10:
7 -Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
8 -Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
9 -Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
10 -mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.

A onisciência de Deus: A onisciência de Deus: É a capacidade que somente Deus possui de saber tudo, quanto ao passado, presente e futuro. Deus tudo sabe nada escapa do seu conhecimento. Enquanto o homem adquire conhecimento por estudo que vai acumulando. Quanto mais se vive mais experimenta, mais conhece, por experiências práticas e teóricas, ou transmitidas por outras pessoas que aceitamos como verdades ou não. Ou seja, todo conhecimento do homem vem da vivencia ou laboriosos estudos ou os dois juntos. Precisamos de observação vamos tirando conclusões , por analogias, paralelos etc... Deus não precisa de nada disso porque conhece tudo simultaneamente, não se propõe a conhecer. Assim como não controlamos a respiração, as batidas do coração, a circulação sanguínea, isso tudo é natural em nós, assim Deus não se esforça pra saber nada Ele sabe. Conhece de modo pleno e imediato sem se propor a conhecer apenas sabe porque a natureza Dele é composta pela onisciência. Porque Sua natureza é muito diferente da nossa. Deus é completamente diferente de suas criaturas é isso que temos que entender , pois o homem tende a atribuir dificuldades a Deus dentro de suas próprias limitações que não é correto pois Ele é perfeito e sabe tudo perfeitamente. A mente divina é consciênte do pensamento de toda criação e dialoga com ele. O seu conhecimento dos acontecimentos é universal e perfeito. Veja essas passagens bíblicas:
Salmos 139: 1 a 16:
1 - Senhor, tu me sondas e me conheces.
2 - Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
3- Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti.
4 - Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
5- Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.
6 - Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir.
7 - Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
8- Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura[225], também lá estás.
9- Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
10- mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
11- Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,
12- verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.
13- Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
14- Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.
15 - Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 - Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Provérbios 5: 21: "O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos."
Isaías 65: 24: "Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei."
Romanos 11: 33: "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!"

Unidade de Deus: É a característica de agir de forma harmoniosa com todos seus atributos quando age com um não contradiz o outro, não transgride o outro. Por exemplo: Quando age com sua onipotência não deixa de ser santo, justo, amoroso etc... Isso significa Deus agir de uma só vez levando em conta todos seus outros atributos que estão envoltos naquele atributo que Ele manisfesta. Deus não vai contra Sua própria essência. Há somente um Deus verdadeiro essa é a grande revelação, Deus é único e Criador de tudo que existe.
Deuteronômio 6:4: "Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor."
1 Coríntios 8: 5: "para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos."

A infinidade de Deus: Deus não foi criado é sim o criador de tudo que há. Por isso não tem começo e nem fim de dias. É o alfa e o omega. É o atributo de poder existir independente de quaisquer circunstancias. O homem precisa do meio ambiente para viver (atmosfera, gravidade etc...) Deus não depende de nada disso, foi Ele quem criou tudo isso, portanto já existia antes de todas essas coisas.

Imutabilidade de Deus: Mesmo operando Deus não muda. Oque faz desde sempre decidiu e mantém ativamente Sua decisão. A Deus nada se pode acrescentar e nada subtrair. a imutabilidade de Deus é a capacidade que só Deus tem de jamais mudar seus propósitos. Seu Deus pudesse "melhorar" ou "piorar" não seria perfeito. E Deus é a própria perfeição!
1 Samuel 15: 29: "Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender."
Hebreus 13:8: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre."
Malaquias 3: 6: "De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos."
Tiago 1: 17: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes."

Deus: Eterno, Soberano, Criador: A princípio temos que saber que Deus e diferente de Suas criaturas isso é fundamental. Quando vemos os relatos Bíblicos sobre a criação podemos perceber que começa com a criação do universo e do homem, mas não explica o origem de Deus. Deus não teve início, Ele sempre existiu. E assim a Bíblia quando fala de Deus, fala sobre essas características: Eterno e Soberano Criador. vejamos oque diz Salmos 93:1e2:
1- O Senhor reina! Vestiu-se de majestade; de majestade vestiu-se o Senhor e armou-se de poder! O mundo está firme e não se abalará.
2- O teu trono está firme desde a antigüidade; tu existes desde a eternidade.
Veja que o texto diz que Deus reina exerce majestade, que Ele está no Seu trono ou seja que Ele é Soberano. E diz que Ele firmou o mundo, que Ele é criador.E diz também que desde a eternidade esse criador reina, que Ele é eterno portanto. Deus é eterno e soberano criador.
Mesmo que alguns homens falem além dessa revelação, como aconteceu ao longo da história e você ainda verá muitas por ai . Essas coisas não vem exatamente da Bíblia eles as revelam com afirmações sobre suas próprias posições.Mas quando alguns homens ousaram falar além da revelação sobre Deus, Ele os repreendeu com afirmações sobre Sua própria posição como criador.
No livro de Jó temos o exemplo onde várias pessoas tentaram comunicar coisas sobre oque estava acontecendo na vida de jó. Esses homens ficaram supondo, imaginando pela experiência da própria vida ao invés de ouvir o que Deus tinha falado e se calarem quando Ele não falou. não dando crédito necessário a revelação de Deus. E é só no final do livro que Deus fala pra Jó e seus amigos mostrando Sua superioridade dizendo que o homem não tem nem condições de debater com Ele. veja no livro de Jó 38:4:
"Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto."

Aqui Deus pergunta é a conclusão obvia é que não temos condição, não temos esse entendimento das grandezas das obras de Deus. Podemos até observar concluir algumas coisas até mesmo pelas ciências porém nossa compreensão das grandezas de Deus é muito limitada. A diferença entre criador e criatura e fundamental. E essa diferença fundamental à questão de adoração. O Criador merece adoração das criaturas e nunca deve ser violado esse princípio. A adoração deve ser dada ao criador e nunca a criatura. No livro de Romanos capítulo 1: 25 diz:
" Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém."
Quando o homem adora os astros, estrelas, animais, outros homens ou qualquer outra criatura de Deus está deixando de adorar o único que merece essa honra que é o seu criador. A diferença entre Deus e suas criaturas e fundamental em todos os aspectos, mas principalmente nas questões de adorar, servir e obedecer a Deus. Ao homem não foi dado o direito de falar algo de Deus que não tenha sido por Ele revelado. Oque devemos fazer e servir e adorar a Deus por toda eternidade.
Isaías 40: 12 a 31: Nos fala um pouco mais sobre a superioridade e grandeza de Deus:
12- "Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos?"
13 -Quem definiu limites para o Espírito do Senhor, ou o instruiu como seu conselheiro?
14-A quem o Senhor consultou que pudesse esclarecê-lo, e que lhe ensinasse a julgar com justiça? Quem lhe ensinou o conhecimento ou lhe apontou o caminho da sabedoria?
15 -Na verdade as nações são como a gota que sobra do balde; para ele são como o pó que resta na balança; para ele as ilhas não passam de um grão de areia.
16-Nem as florestas do Líbano seriam suficientes para o fogo do altar, nem os animais de lá bastariam para o holocausto.
17 -Diante dele todas as nações são como nada; para ele são sem valor e menos que nada.
18-Com quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?
19-Com uma imagem que o artesão funde, e que o ourives cobre de ouro e para a qual modela correntes de prata?
20-Ou com o ídolo do pobre, que pode apenas escolher um bom pedaço de madeira e procurar um marceneiro para fazer uma imagem que não caia?
21-Será que vocês não sabem? Nunca ouviram falar? Não lhes contaram desde a antigüidade? Vocês não compreenderam como a terra foi fundada?
22 -Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.
23 -Ele aniquila os príncipes e reduz a nada os juízes deste mundo.
24 -Mal eles são plantados ou semeados, mal lançam raízes na terra, Deus sopra sobre eles, e eles murcham; um redemoinho os leva como palha.
25--“Com quem vocês vão me comparar? Quem se assemelha a mim?”, pergunta o Santo.
26-"Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!"
27 -Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: “O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”?
28-Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável.
29--Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
30 -Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;
31- mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Esse nosso estudo não vai nos fazer entender tudo sobre Deus , Sempre faltará algo importante a dizer sobre Ele. Até mesmo porque Deus é muito além da nossa capacidade de compreensão humana. Mas podemos e devemos crer e confiar no Eterno e Soberano Criador de tudo que há!

Os atributos morais de Deus : Estão ligados ao modo de agir de Deus, também são encontrados no ser humano, porém, só Deus os possui, no mais alto grau, ou seja, num grau inatingível e insuperável. Deus os compartilha com o homem apenas em um grau limitado. Quais são Sua santidade, justiça , amor, fidelidade, verdade e bondade.

Santidade: Essa palavra significa "separação" . Somente Deus é santíssimo, completamente santo. A natureza de Deus é santa, Ele não pode habitar em meio ao pecado e faz um mandamento a nós que busquemos Nele a santidade. Quando se trata da santidade do homem significa dizer se separar do pecado que ele praticava. Nossa santidade é imperfeita enquanto estivermos na terra, somente Deus é perfeitamente santo. E quando falamos da santidade de Deus significa dizer que Deus é separado ou distinto de de toda maldade de todo pecado. O pecado não faz parte do caráter de Deus. Deus é criador e totalmente superior a todas Suas criaturas. A santidade de Deus é a capacidade que somente Ele tem de ser totalmente santo. Como já vimos antes que não por falta de poder mas por Sua perfeita santidade Deus é incapaz de mentir ou cometer qualquer outro pecado.( Hebreus 6: 18).
Levítico 11: 44, 45: 44-"Pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão."
45- "Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo."
1 Pedro 1:15, 16: 15- "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
16- pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”
Também por Sua perfeita santidade Deus na Bíblia usa linguagem revoltada ao descrever o pecado. As vezes para nós mesmo os cristãos pode ser fácil olhar para o pecado e achar que é bobagem, coisa sem importância até achar graça. Porém pra Deus que perfeitamente santo não olha pro pecado nunca dessa forma. Veja no livro de Jeremias: 44:4 a linguagem forte que Ele usa quando descreve o pecado como pra Ele e revoltante:
"Dia após dia eu lhes enviei meus servos, os profetas, que disseram: “Não façam essa abominação detestável!”
É assim que Deus olha o pecado pra Ele que é perfeitamente santo o pecado nunca tem nada de engraçado ou de brincadeira. Veja agora que Pedro também usou uma linguagem bastante forte ao descrever:
2 Pedro 2: 22: "Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: “O cão volta ao seu vômito” e ainda: “A porca lavada volta a revolver-se na lama”.
A figura de um cão comendo seu próprio vômito pra nós e insuportávelmente nojento. Assim pra Deus o pecado é sempre abominável e detestável. Deus é santo assim o pecado não é somente uma questão de quebrar regras de um livro mas é uma ofensa contra Deus. Davi quando havia cometido o pecado de adultério e mandado um homem a morte entendeu que o maior problema do seu pecado foi a ofensa contra Deus e disse em Salmos 51: 4:
" Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me."
Isaías 6: 1a 3: 1- No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.
2 -Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.
3-E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.
Apocalipse 4:8: " Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.
Hebreus 1:9: " Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria "

A justiça de Deus: Manifesta-se por causa da santidade de Deus, quando a santidade é riscada pelo pecado ela vem sancionar, punir o pecado, mas quando obedecemos a Deus ela vem recompensar por Jesus aos retos. A justiça de Deus é a capacidade que somente Ele tem de ser totalmente justo (reto).
Gênesis 18:25: " Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?
Deuteronômio 32: 4: "Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é."
Romanos 3:25 e 26:
25 -Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
26 -mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."
1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça."
Isaías 45:24: "Dirão a meu respeito: “Somente no Senhor estão a justiça e a força”. Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados."

O amor de Deus: É a capacidade que só Deus tem ser totalmente amor. Deus é amor!
1 João 4: 8a16:
8- "Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor."
9 -Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.
10-Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
11 -Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.
12 -Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.
13 -Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.
14 -E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.
15 -Se alguém confessa publicamento que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16-Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

Em Romanos 5:8 temos uma declaração do amor de Deus:
"Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores."
E JOÃO 3:16: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."
O amor somente Deus tem expresso em grau infinito. Nós sentimos amor mas somente Deus é amor! Somente Ele pode amar como nos ama, com um amor que nos constrange que foi descrito em João 3:16. Essas palavras foram proferidas pelo próprio amor o Senhor Jesus Cristo. Podemos ver nas parábolas de Jesus que ele faz sempre comparações, analogias, traça paralelos com aquilo que conhecemos para compreendermos aquilo que não conhecemos.Porém quando foi falar do amor de Deus não existia palavras que conseguissem dar um significado que fizesse analogia para o amor de Deus, Jesus não encontrando palavras na expressão humana, objetos de semelhança então disse: " De tal maneira" de forma indescritível que chegou ao ponto de dar seu único filho inocente por uma humanidade imersa em seus pecados.

Vou dar aqui um exemplo também que não vai conseguir expressar com fidelidade o amor de Deus será uma tentativa somente:
Seria como se você estivesse nos Estados Unidos onde a pena de morte é legalizada. Imagine um criminoso prestes a ir pra cadeira elétrica por inúmeros crimes, e que nem havia se arrependido de nenhum seus crimes. Conforme a lei da pena de morte o governador do estado em que se aplica essa lei pode exercitar um voto de misericórdia e se perdoando-o ele não morreria. Imagine agora você que criou com todo carinho e amor, você daria seu filho inocente para simplismente morrer por esse criminoso? Se sermos sinceros diremos que não! Porém foi exatamente isso que Deus fez, sendo nós ainda pecadores. E é esse amor que nos constrange pois ele fez por nos aquilo que não faríamos por outra pessoa.

Esse amor de Deus é subdividido em inúmeras formas de amor. Mas as duas formas principais são misericórdia e graça:

Misericórdia: Vem de misericordia que é igual coração contrito, apertado. É o amor de Deus manifestado a nosso favor que suspende o sofrimento merecido. Todos merecíamos a morte porque todos pecamos. "O salário do pecado é a morte." Porém Deus manifestou misericórdia e nos deu vida eterna através de Jesus. Ele suspendeu nosso sofrimento não por merecimento mas por Seus amor manifestado através da misericórdia.

Graça divina: É outra manifestação do amor de Deus por nós seres humanos. É o ato de conceder bençãos não merecidas. Ninguém merecia a salvação pela obra de Jesus cristo, porém Deus concede esse privilégio gratuitamente.Bastando somente aceitar o sacrifício de Jesus Cristo. Isso é a graça externada em favor de nós. Deus externa a misericórdia logo depois Ele manifesta em ato seguido Sua graça nos dando um benefício não merecido E ao homem basta aceitar o que Jesus Cristo já fez. Que não somos salvos por nada que podemos fazer. mas pelo que Ele já fez. A graça depõe contra a auto-justificação, Jesus consumou a salvação perfeitamente e dizer que temos que fazer algo e negar a eficácia da obra da cruz. Ou seja, a salvação não é por obras, por aquilo que possamos fazer mas segundo a Sua graça, como dizem alguns pseudos cristãos e ceitas que colocam as obras, coisas que podemos fazer pra Deus como um meio de salvação. A palavra de Deus diz que não é por nossas atitudes mas por aquilo que Deus fez através de Jesus na cruz por amor que obtemos nossa salvação.
Tito 3: 3 a 7:
3- Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros.
4 -Mas quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens,
5 -não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
6 -que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
7 -Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Bondade: Deus é bom não importa oque aconteça a nível pessoal, as circunstancias em que nos encontremos , não interesa oque esteja acontecendo, nada muda a realidade que Deus é bom! A bondade de Deus não pode ser mensurada por aquilo que Ele faz por nós, mas por aquilo que Ele já fez. A diferença é que Ele não precisa demonstrar o tempo tempo o quanto nos ama. A certeza desse amor, dessa bondade, deve ser o suficiente para nós. A revelação da bondade de Deus começa pela prova de amor João 3:16 quando Ele nos deu Jesus pra morrer em nosso lugar. Ele não fez isso porque nós somos bons , Jesus disse que ninguém é bom senão Deus. Ele nos deu Jesus Cristo pra morrer em nosso lugar porque Ele é incontestávelmente bom!
Romanos 8: 28: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito."

Como fiz questão de enfatizar esse estudo não contém a totalidade do conhecimento sobre Deus. Mas por Sua graça e misericórdia tentei aqui passar a você o conhecimento básico sobre o nosso maravilhoso criador. Conhecimento esse que se torna imprescindível para que dessemos mais alguns passos nessa caminhada em direção a Ele. Em Jesus Deus tem o Nome, Deus é Amor, tem a forma de agir que é a forma de Jesus agir, e tem a forma de salvar, que é através do sacrifício do próprio Deus , do Deus que se transforma em Vitima Perfeita, Eterna e Eficaz, na Cruz, sinal de contradição e de maldição, mas que se transforma em fonte de toda benção e de toda entrega. Na Cruz , Deus se entrega ao Homem, se deixa tocar pelo Homem, se deixa morrer pela mão do Homem, mas ressuscita e nos devolve aquilo que perdemos na desobediência adâmica, o resgate do paraíso, paraíso feito de cruz e de ressurreição. Agradeço ao Senhor por tudo que nos deu até aqui, Pelas almas que trouxe e trará conforme Sua soberana vontade. Usa-me Senhor conforme teu propósito! Obrigado irmão! Que Deus abençoe sua vida! Até a próxima postagem se assim for a vontade de Deus! Fique na paz do Senhor Jesus Cristo nosso Salvador!

Da tua irmã que te ama em Cristo!


ANA MELLO.


5 comentários:

  1. Oi querida Ana! acabei de ler o seu texto por sinal muito bonito, é de textos assim que precisamos postar para que as pessoas conheçam o Deus que elas servem. Fique com Deus. Há....! faça-me uma visita também OK!

    ResponderExcluir
  2. Shalom Ana! Parabéns pelo seu blog que além de bonito é edificante. Peço sua ajuda: como faço para obter o selo da União de Blogueiros Evangélicos e como add reação aos comentários. Grata pela ajuda!!! Bjos no core!!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos gostamos muito de seu portal.. siga-nos no twitter @SIGOSPEL E @GOSPELNEWS_PB divulguem por lá seus materiais e publicidade !!! tudo gratuitamente retuitado e divulgado diretamente para seu publilco! Deus esteja com vocês! um abraço!

    ResponderExcluir
  4. paz do senhor, muito bom seu blog, é bem verdade mesmo, que só temos vida mesmo depois de conhecer Jesus, bom tambem seu estudo sobre Jesus, parabens fique com Deus ja estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu blog,uma benção de DEUS para nossas vidas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir