TODOS QUEREMOS UM CAMINHO SEGURO PARA SEGUIR, SABER A VERDADE SOBRE A VIDA E A MORTE. TER VIDA ABUNDANTE NA TERRA E ETERNA NO CÉU.JESUS DISSE:"EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA." PORTANTO SÓ EXISTE UM MEIO DE ALCANÇARMOS TUDO ISSO E SEGUIRMOS OS PASSOS DE JESUS.BUSCANDO CONHECE-LO A CADA DIA MAIS,IMITANDO SUA MANEIRA DE VIVER, DE AMAR ,DE AGIR E REAGIR.
BUSCANDO EM JESUS O CAMINHO E A VERDADE PARA TER VIDA!

Seguidores

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Espírito Santo


                                                    
                                                      O Espírito Santo


Nesse nosso estudo juntos conheceremos um pouco sobre a pessoa do Espírito Santo. Mas certamente não ficaremos somente em um único estudo sobre esse assunto, devido a tudo que ele abrange e a  sua sua importância na vida de todo aquele que está na buscando o caminho e a verdade para ter vida que somente há em Jesus Cristo.  Este estudo torna-se  importante também pelo fato de que o Espírito Santo seja talvez a pessoa menos compreendida da Bíblia. 
E esta Incompreensão tem produzido infelizmente muita confusão em nosso meio, sendo motivo de muita heresias e fantasias a seu respeito.
 Mas que quando a pessoa do Espírito Santo é bem compreendida essa confusão se desfaz e trás em seu lugar grandes possibilidades de crescimento espiritual.
Há muitos conceitos errôneos sobre a identidade do Espírito Santo, alguns 
vêem o Espírito Santo como uma força mística, outros entendem o Espírito Santo como sendo um poder impessoal que Deus disponibiliza aos seguidores
de Cristo e muitas outras heresias do tipo. Estudaremos portanto, oque diz a Bíblia a respeito da identidade do Espírito Santo , bem como a sua ação no Antigo e Novo testamento e Sua constante atividade  diretora  dentro da igreja
de Jesus Cristo. Veremos também  sobre uma das funções principais do Espírito Santo no projeto divino de redenção que é a obra de revelar e confirmar a mensagem de Deus ao homem. E  bem como as maravilhosas transformações feitas pelo Espírito Santo em nós. Seguimos assim esse estudo a luz da Bíblia para nosso crescimento espiritual.

A princípio e somente para constar, a palavra grega pneuma geralmente significa "espírito" e é encontrada por volta de 385 vezes no Novo Testamento, com acadêmicos discordando entre 3 e 9 casos. A utilização varia: em 133 casos, ele se refere ao "espírito" de forma geral, em 153 ao termo "espiritual" e, possivelmente, se refira ao Espirito Santo em 93 casos. Nuns poucos, o termo pode significar também "sopro" ou "vida". E a teologia do Espírito Santo é chamada de pneumatologia.

Agora então vejamos a primeira coisa importante a ser compreendida  sobre a pessoa do Espírito Santo, que é  entender que Ele é uma  pessoa que podemos conhecer de verdade. E não somente uma força, energia, influência ou outras coisas do tipo que estão sendo ensinando por aí. Muito embora quando se fala de pessoa oque vem a nossa mente é alguém com corpo físico ou seja composto de material concreto, palpável e visível. E por esse motivo a primeira vista , talvez seja difícil ao ser humano  crer em um ser que seja pessoal sem possuir um corpo físico. Mas oque se pode ver é que  a Bíblia atribui sim, características pessoais ao Espírito Santo.

Devemos saber antes de tudo que é  pessoa todo o ser que possua pelo menos três caracteristicas tais como: Inteligência, que da ao ser poder de pensar. A afeição que da ao ser o poder de sentir. E a vontade que da ao ser o poder de querer. Assim se provarmos biblicamente que o Espírito Santo possui essas características provamos assim que é um ser pessoal. Desfazendo com isso muita confusão a respeito desse assunto.

Vejamos em primeiro quanto a inteligência do Espírito Santo. 

A inteligência do Espirito Santo é, em essência muito diferente e extremamente superior a inteligência do ser humano. Segundo o mini dicionário Aurélio inteligência é: Faculdade ou capacidade para aprender ou compreender; Intelecto.  E a bíblia diz sobre o Espírito Santo em: 

1 Coríntios 2:  10 : "Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus."

João 14: 26 : "Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse."

Essas passagens Bíblicas nos dizem que o Espírito Santo tem todo o conhecimento e que pode nos ensinar. Ações que somente são possíveis a

alguém com intelecto. Podemos então afirmar que Ele é um ser inteligente.  Dissemos portanto que a inteligência do Espirito Santo é diferente e superior
 a do ser humano, visto que pra Ele não há nada oculto, ou que lhe possa ser ensinado, pois sendo Deus, tudo sabe e conhece, sendo por isso fonte de toda
 a inteligência e sabedoria que possa existir  porque sabe tudo e, além disso,
 tem a maravilhosa capacidade de ensinar e fazer lembrar. Já a inteligência do 
ser humano se deve ao fato deste possuir capacidade de aprender para 
depois colocar em ação ou praticar oque aprendeu através da destreza e habilidade mental.

Agora vejamos quanto a afeição do Espírito Santo, que é o que da ao ser o 

poder de sentir. Afeição conforme o mini dicionário Aurélio é: afeto, amor inclinação, pendor. Para inclinação temos: Disposição, tendência, simpatia.
 E para pendor: Propensão, tendência. Desta forma, a afeição do Espírito Santo 
é Sua capacidade , inclinação e ou tendência para o amor. E quanto a afeição do Espírito Santo  no livro de Romanos 15: 30 a Bíblia nos diz: 
"Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor."
E também no livro de Romanos 8: 26 diz:
"Da mesma forma o Espírito nos  ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."

Esses trechos da palavra de Deus nos diz que o Espírito Santo pode amar e também sentir compaixão por nós quando intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E também quanto ao sentir do Espirito Santo podemos citar 

oque diz a Bíblia em:

 Efésios 4: 30 :"Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção."

Aqui a Bíblia diz que Ele pode sentir tristeza como somente um ser pessoal 

pode sentir.

Vejamos agora quanto a vontade do Espirito Santo que é oque dá ao ser o poder 

de querer.  Sobre vontade, vejamos oque diz o mini dicionário Aurélio:

1- Faculdade de representar mentalmente um ato que pode ser ou não praticado em obediência a um impulso ou a motivos citados pela razão.

 2- Sentimento que motiva alguém a atingir o fim que as faculdades propõe. 


3- capacidade de escolha, de decisão. 4- firmeza. 5- Capricho. 6- Desejo ou determinação expressa.

A vontade do Espirito Santo abrange todas essas características.
Podemos verificar a vontade do Espirito Santo em ação em :
Atos 13: 1-4:

1- Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
 2 -Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-
me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.
 3- Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.
 4- Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
Nesses versículos podemos observar claramente  o Espírito Santo  dando 
ordens, escolhendo, chamando e enviando. Como somente um ser com vontade própria  e poder de querer poderia fazer.

Esses são apenas algumas provas Bíblicas  de muitas que há sobre a personalidade do Espírito Santo. mas com essas  provas creio que já não 

há mais dúvidas que o  Espírito Santo é uma pessoa distinta e não é apenas um poder ou influência  que Deus usa para executar Sua vontade como pregam algumas ceitas.  O Espírito Santo possui todas as características de uma pessoa, mal se começa a ler a Bíblia e já se percebe que o Espírito está associado com Deus e é um ser poderoso do qual podemos conhecer e nos relacionar.
   

       
                  O Espírito Santo  no Novo e no Antigo Testamento:

O Espírito Santo sempre existiu Sua atuação pode ser vista na Bíblia desde a criação, bem como em todo o Antigo Testamento e também no Novo Testamento. Contudo a Sua ação entre o povo de Deus, antes e durante o Antigo Testamento é um tanto quanto, diferente de Sua atuação nos dias do Novo Testamento. No Antigo Testamento ainda que o povo de Deus se beneficiasse com a ação do Espirito Santo, poderemos ver que Sua ação direta sobre o povo de Deus não era geral, ou total, mas localizada e quase que individual.  vejamos oque diz a Bíblia a respeito:

No Antigo Testamento o Espirito Santo repousava sobre  o indivíduos específicos que eram designados a realizar missão especial do Senhor. Reis, sacerdotes  e até mesmo indivíduos comuns. Números 11: 25 a 29:

25- O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre Moisés e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre elas, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo.
 26- Entretanto, dois homens, chamados Eldade e Medade, tinham ficado no acampamento. Ambos estavam na lista das autoridades, mas não tinham ido para a Tenda. O Espírito também veio sobre eles, e profetizaram no acampamento.
 27- Então, certo jovem correu e contou a Moisés: “Eldade e Medade estão profetizando no acampamento”.
 28-  Josué, filho de Num, que desde jovem era auxiliar de Moisés, interferiu e disse: “Moisés, meu senhor, proíba-os!”
 29 - Mas Moisés respondeu: “Você está com ciúmes por mim? Quem dera 
todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito 
sobre eles!”

Moisés sabia oque era sentir a presença do Espírito Santo e orou e o seu clamor seria respondido no Novo Testamento no dia de pentecostes. É quando Deus cumpre oque prometera  pela boca de seu profeta Joel capítulo 2: 28 que diz:
28-E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão
 visões.
 Pedro informa-nos que a mensagem dos profetas do Antigo Testamento não 
teve origem nos próprios homens.  Os homens, segundo ele, foram "movidos
 pelo Espírito Santo" para falar 2 Pedro 1:20-21:
20- Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de intepretação pessoal,
 21 - pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens
falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

Os profetas do Antigo Testamento foram movidos, orientados ou levados pelo Espírito Santo para dizerem exatamente o que Deus queria que dissessem e no exato momento que ele desejava.  Vários textos no Antigo Testamento declaram que o Espírito Santo participou ativamente na revelação da vontade de Deus naquela época. Davi disse: "O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua" 2 Samuel 23:2. 


Após retornarem do exílio babilônico, os levitas recontaram em oração as bênçãos que o Senhor tinha dado a Israel.  Eles diziam:"E lhes concedeste o teu bom Espírito para os ensinar . . .

 e testemunhaste contra eles pelo teu Espírito por intermédio dos teus profetas" (Neemias 9:20, 30). 
O profeta Zacarias disse que as pessoas "fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam" (Zacarias 7:12).
 Observe que Deus enviou as suas palavras por seu Espírito por meio dos profetas.

Assim como foi prometido por Deus  no Antigo Testamento Jesus em concordância, também faz essa promessa no Novo Testamento. João 15:26:

"Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai,

o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito."

 E no  evangelho de João 14:26 diz:
"Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse."

João 14;16 E 17:
16- E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
 17 - O Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o
 vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará 
em vocês.
Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.

João 16: 13 A 15:
 13 - Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade.
Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que
 está por vir.
 14 -Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
 15 -  e pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que 
é meu e o tornará conhecido a vocês.

Havia muitas coisas que Jesus Cristo queria ensina-los mas não estavam preparados para para recebe-las ainda mas viria o tempo que conseguiriam entender as verdades que Ele queria dividir, Que aconteceu no dia de pentecostes.  A mente material realmente tem dificuldades para receber as

 coisas de Deus este é um dos motivos do uso das parábolas por Jesus Cristo. Pois Ele sabia que somente  o Espirito Santo revelaria  o Senhor nos seus corações e conseguiriam finalmente receber a verdade e rete-la. E por causa da vinda do Espírito Santo que a verdade  de Deus  está disponível para todo o faminto que busca. E essa verdade encherá o coração e não apenas as mentes.
Então depois da emocionante Ascenção de Jesus cristo o dia de pentecostes aconteceu durante a festa das semanas a quarta das grandes festas que ocorriam anualmente em Jerusalém, depois da páscoa, a das trombetas e a dos tabernáculos. A história conta que esses eventos atraíam mais de 150 mil pessoas de todo o mundo até então conhecido. Pessoas de todas as nações debaixo do céu unidos pela fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Pentecostes era uma festa  que se comemorava cinquenta dias após a Páscoa. Segundo os relatos da Sagradas Escrituras após ter se cumprido o dia de Pentecostes, estavam os discípulos reunidos e de repente, veio do céu um som , como de vento veemente e impetuoso e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas línguas repartidas como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.Atos 2: 1-4:
1- Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.
 2 - De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
 3- E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
 4- Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Acredita-se que 120 mil pessoas que ali se encontravam eram peregrinos que tinham outra língua nativa. Que ao ouvirem aquele som correram em direção a ele e ficaram perplexas ao ouvirem aqueles homens cheios do Espírito Santo  falarem em suas próprias línguas. Até aquele momento glorioso  muitos deles

 já tinham pago um alto preço por sua fé. Seu mestre foi crucificado, eram
 vistos com desdém, tanto pelo governo civil romano,  quanto pelos pelos religiosos judeus. Arrancados de sinagogas suas igrejas,  repudiados até mesmo pelos membros de suas famílias, viviam com medo e ansiedade. Mas quando saíram do senáculo estavam transformados e começaram a pregar com um 
poder que sacudiu o mundo. E Pedro então levanta em alta voz  e prega o primeiro e mais belo sermão evangélico que se encontra em  Atos 2: 14 a 47:

14- Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção:
 15 - estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã!
 16 -  Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:
 17  - Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.
 18 -  os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
 19- Mostrarei maravilhas em cima, no céu, e sinais em baixo, na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça.
 20- O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
 21-  E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!”
 22-  Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.
 23-  Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.
 24- Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque
era impossível que a morte o retivesse.
 25- respeito dele, disse Davi: “Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.
 26- Por isso o meu coração está alegre e a minha língua exulta; o meu corpo também repousará em esperança,
 27-porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu Santo sofra de composição.
 28-  me fizeste conhecer os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença”.
 29- Irmãos, posso dizer-lhes com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o seu túmulo está entre nós até o dia de hoje.
 30 - Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que colocaria um dos seus descendentes em seu trono.
 31-  Prevendo isso, falou da ressurreição do Cristo, que não foi abandonado no sepulcro e cujo corpo não sofreu de composição.
 32 -   Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.
 33- Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.
 34- Pois Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declarou: “O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita
 35-  até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés”.
 36 -“Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.
 37 -  Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?”
 38 - Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
 39 -  Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar.
 40 -   Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida!”
 41- Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.
 42-  Eles se dedicavam ao ensino e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
 43 - Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
 44 -  Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
 45-   Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a
 sua necessidade.
 46-todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão
 em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade 
de coração,
 47-   louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

O dia de pentecostes  não somente  veio após a Ascenção de Jesus Cristo como dependeu dela. Porque o Espírito Santo não poderia vir até que Jesus Cristo estivesse ido para o Pai no céu. Evangélico de João 16:7:
 7 - Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

O Senhor Jesus Cristo teria que vir vencer o mal, ser glorificado e voltar ao pai para que o Espirito Santo fosse então enviado por Ele. E foi no dia de

 pentecostes onde se cumpre a promessa e mais de 150 mil pessoas aproximadamente ouviram em suas próprias línguas nativas falar das 
grandezas de Deus e se maravilharam.

E  é ao longo do livro de Atos que pode ser verificado  a constante atividade  diretora do Espírito dentro da igreja de Jesus Cristo. Tanto que esse livro era conhecido em tempos antigos como o evangelho do Espírito Santo. No qual Lucas que é seu escritor  continua a narrativa  do cristianísmo que foi 

começado que leva seu nome. E é no evangelho de Lucas que ele relata oque Jesus  começou a fazer  e ensinar, e no livro de Atos descreve oque Jesus Cristo continua a fazer e ensinar  pelo seu Santo Espirito.

E claro que o Espírito Santo já agia em prol da igreja de Jesus Cristo  antes mesmo dessa fazer parte da história humana. Quando por Sua inspiração  a 

Bíblia estava sendo escrita durante o período do Antigo Testamento. Não só para o povo israelita mas também para edificação da igreja que no futuro viria a ser uma realidade. Porém a ação visível e diretora  do Espírito Santo  na igreja  iniciou-se no dia de pentecostes. Foi a partir deste dia que a igreja passou a ser história, pois sua ação no mundo tornou-se visível . Foi o Espírito Santo que Deus unidade a igreja de Jesus Cristo. Em I coríntios 12: 13 diz:

 "Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito."

E  logo após o Espírito Santo descer já se pode verificar  Sua poderosa ação  

que começa com essa chamada corajosa de Pedro  para que todos ouçam suas palavras e então ele anuncia Jesus Cristo  reconhecendo a culpa humana . 
Mas demonstrando que todos os fatos ocorridos foram preditos nas escrituras sagradas que são citadas por ele. No entanto o fato importante a ser observado aqui é a transformação clara na forma de falar de Pedro, que agora com 
coragem e intrepidez levanta-se no meio do povo e com a unção e o poder que recebeu do Espirito Santo declarou a mensagem de Jesus Cristo e quase 
três mil pessoas foram acrescentadas a igreja de Jesus Cristo.
E logo no capítulo 3 de Atos temos outra bela ilustração de como essa unção muda drasticamente o comportamento de Pedro e João.

Atos 3:1 a 10:
 1 - Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração,
 às três horas da tarde.
 2 - Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado
de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo.
 3 - Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola.
 4- Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: “Olhe para nós!”
 5- O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma
 coisa.
 6 - Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou.
 Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.
 7- Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente
 os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes.
 8- E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.
 9 - Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus,
 10- reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado 
à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito
 admirados com o que lhe tinha acontecido.

O interessante aqui é que o texto conta sobre um coxo que era colocado diariamente  á porta do templo pra esmolar .E é claro também que Pedro e João

 já haviam estado no templo outras vezes para orar e por esse motivo já 
 tinham visto  aquele coxo ali na porta outras vezes com certeza. Mas qual era agora a diferença neles? Era exatamente porque agora tinham a unção e o poder do Espírito Santo . E é pelo poder do Espirito Santo em nome de Jesus que aquele coxo então é curado e entra no templo andando e glorificando a Deus
 para admiração e perplexidade de todos que ali estavam.
Na noite anterior à crucificação, Jesus informou os apóstolos que retornaria ao céu e pediria ao Pai que lhes enviasse o Espírito Santo para servir-lhes de guia. 

João 14-16:" E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre."
  
João 16:13: "Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

Será que essa promessa foi cumprida? O Novo Testamento afirma reiteradas vezes que sim. Paulo disse  em Efésios 3: 3a5:
 3- Isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi em poucas palavras.
 4 - Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo.
 5-Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas 
agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,
Em  outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito".

Ele afirma ter escrito o que foi revelado e podia ser entendido pelos santos. 
Paulo disse que os dominadores deste século não entendiam a sabedoria de
 Deus.  Aliás, segundo ele, as coisas que Deus preparou para o homem nem mesmo tinham entrado no coração do homem.  Ele disse em 1 Coríntios 2:10: 

"Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.
Em 1 Coríntios 2:13: "Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
  
Paulo ressaltava que as palavras que ele proferia eram "ensinadas pelo Espírito"
Uma das funções principais do Espírito Santo no projeto divino de redenção é a obra de revelar e confirmar a mensagem de Deus ao homem.  Sem a obra do Espírito, não seria possível que o homem se salvasse.  O que o homem pode aprender com Deus na criação material é importante, mas é muito limitado; jamais alguém poderia saber a vontade de Deus apenas observando a criação 

Romanos 1:18-20:
 18 -Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e
 injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,
 19-pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus 
lhes manifestou.
 20 -Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos
 por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Esses versículos deixam claro que o Espírito Santo havia então revelado a vontade de Deus ao homem.  Outras referências mostram que a revelação está completa.  Como em II  Timóteo 3:16-17:
16 -Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
 17 -para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Pedro 1:3-4:
3 -Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.
 4-Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

Judas 3. " Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos."

 O Espírito Santo Confirmou a Palavra falada pelos apóstolos:
A palavra falada pelos apóstolos foi confirmada por sinais, maravilhas, milagres e dons espirituais.  Imediatamente antes de Jesus subir ao céu, ele deixou a grande comissão aos apóstolos Marcos 16:15-16:
 15-   E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
 16- Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

O evangelho tinha de ser pregado para que o homem pudesse crer, ser batizado e ser salvo. Marcos 16:17-18.  Jesus disse:  "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem:  em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal;

se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados"  O objetivo desses sinais é explicado no versículo 20.                                                                                                    

Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava 

com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.O Espírito Santo não apenas guiava os apóstolos para toda a verdade, mas confirmava a palavra que proferiam por meio dos milagres. 

Vejamos agora como é a obra do Espírito Santo na vida do pecador:
O Espírito Santo age na vida do pecador mesmo quando este ainda não é nem pensa ser filho de Deus, mesmo antes de aceitarmos a Jesus Cristo com 
Salvador e Senhor de nossas vidas. Pois é o Espírito Santo quem nos atrai a Ele. 

João 6:8:
"Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo."
Ou seja, a ação do Espírito Santo na vida do incrédulo é  para que este se convença do seu pecado, da justiça e do juízo de Deus.  É Ele quem  nos convence de nossa própria incredulidade, do pecado de não crer Nele e de
 deixar de receber a Jesus Cristo como salvador. Após convence o incrédulo (o mundo) da justiça de Deus ou seja, que toda a nossa justiça humana são como trapos de imundícia na presença de Deus e por esse motivo insuficiente para ganharmos a Sua provação. E que somente Jesus Cristo  é o único que é justo e precisamos muito desesperadamente da justiça de Jesus Cristo. A bíblia declara sobre essa justiça de Jesus Cristo de forma maravilhosa no livro de II  Coríntios 5:21 que diz:

"Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus."

E o Espírito Santo convence o mundo do juízo de Deus. Sobre isso oque é preciso saber ou lembrar  é que existe um castigo eterno pelo pecado. 

(Se o irmão não acompanha os estudos do blog sugiro que leia as postagens
 sobre pecado) . Porém, o homem por si só não se convence que merece ser julgado somente o Espírito Santo pode produzir essa convicção e quando 
faz isso acontece uma transformação maravilhosa no homem.

Agora vejamos aqui almas dessas maravilhosas transformações feitas pelo Espírito Santo em nós:

O Espírito Santo nos faz caminhar com Deus Ezequiel 36: 27 diz: "Porei o 

meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis." Um recém convertido poderia olhar
 para as leis de Deus e considerar impossível guardar essas leis , porém quando somos cheios do Espírito Santo não pensamos mais em Jesus Cristo como
 aquele que nos ajuda mas como aquele que faz todo o trabalho através de nós.
É o Espírito Santo também que nos faz reconhecer a presença de Deus. 

Ezequiel 39: 29:  "Não mais esconderei deles o rosto, pois derramarei

o meu Espírito sobre a nação de Israel. Palavra do Soberano, o Senhor.
"O Espírito Santo faz com que a presença de Deus seja uma realidade em
nossas vidas. Ele nos ajuda a orar e a manter comunhão com Deus.
É o Espírito Santo que nos faz entender a palavra de Deus.

Provérbios 1: 23: "Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito 

de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos." 

Por esse motivo se desejarmos que a palavra de Deus se torne viva em nossas vidas  convidemos o Espírito Santo para ler conosco. Ele tem o poder de deixar passagens da Bíblia que a nós possam parecer obscuras ou encobertas e 

torna-las claras ao nosso entendimento.
É o Espírito Santo que revela  a Palavra de Deus ao homem.

No livro de Isaías 32: 15: "Até  que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta." É  o Espírito que enrriquesse nosso solo e torna possível uma colheita 

de muitos frutos. Os frutos que estão em Gálatas 5: 22 .

Esse quais serão o assunto de nossa próxima postagem onde estaremos 

estudando um a um dos frutos e do Espírito Santo.
Que são as virtudes produzidas pelo Espírito Santo para que assim
demonstremos um verdadeiro caráter cristão. 
Por hora  me despeço dos irmãos com a paz de Jesus Cristo , Pedindo a Deus
que abençoe a todos que estão nessa caminhada buscando a verdade e a vida
que somente há em  Jesus Cristo. 
E agradeço e Ele por cada alma que aqui Ele trouxe e trará, conforme 
Sua soberana vontade. 

Agradeço aos irmão e louvo a Deus por cada vida! Até nosso próximo estudo!
                                         Obrigado!!

                                      ANA MELLO





Nenhum comentário:

Postar um comentário