TODOS QUEREMOS UM CAMINHO SEGURO PARA SEGUIR, SABER A VERDADE SOBRE A VIDA E A MORTE. TER VIDA ABUNDANTE NA TERRA E ETERNA NO CÉU.JESUS DISSE:"EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA." PORTANTO SÓ EXISTE UM MEIO DE ALCANÇARMOS TUDO ISSO E SEGUIRMOS OS PASSOS DE JESUS.BUSCANDO CONHECE-LO A CADA DIA MAIS,IMITANDO SUA MANEIRA DE VIVER, DE AMAR ,DE AGIR E REAGIR.
BUSCANDO EM JESUS O CAMINHO E A VERDADE PARA TER VIDA!

Seguidores

terça-feira, 24 de abril de 2012

PECADO SEGUNDA PARTE!




No primeiro estudo sobre o pecado ficamos sabendo sobre que é o pecado. Qual sua origem e consequências. A princípio Pecado é transgredir a lei de Deus. "TODO AQUELE QUE PRATICA O PECADO TAMBÉM TRANSGRIDE A LEI, PORQUE O PECADO É A TRANSGRESSÃO DA LEI". A Bíblia diz em I João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” E também em I João 5: 17: “Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.” A Bíblia diz em Romanos 6: 23 “Porque o salário do pecado é a morte...” E diante dessas descobertas que já fizemos a luz da Bíblia em nosso estudo passado sobre oque é o pecado, se levanta aqui tantas outras questões não menos importantes a cerca desse assunto. Porque agora que sabemo-nos que todos somos pecadores e que condenados á morte pelo pecado estamos. A primeira pergunta que fica é: Que leis são essas que transgredimos? 1’E de que tipo de morte exatamente se refere á Bíblia como paga pelo pecado? É sobre essas questões importantes e que vamos juntos estudar aqui hoje em pecado segunda parte.
E que é a lei de Deus? Deus escreveu a Sua lei com o Seu próprio dedo em tábuas de pedra. A Bíblia diz em Êxodo 20:3-17 [1] Não terás outros deuses diante de mim. [2] Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. [3] Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. [4] Lembra-te do dia do sábado, para santifica-lo. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. [5] Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. [6] Não matarás. [7] Não adulterarás. [8] Não furtarás. [9] Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. [10] Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Toda lei é boa para nos mostrar onde erramos. No que falhamos. Mas Jesus Cristo resumiu os princípios básicos da lei de Deus numa só palavra - Amor. A Bíblia diz em Mateus 22: 34-40 quando os fariseus para experimentar o Senhor Jesus perguntam a Ele qual era a maior lei de Deus. Respondeu-lhe Jesus: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.” Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Não que estivesse desvalorizando qualquer um dos mandamentos de Deus. Mais dizendo que se tivermos amor cumprimos a lei. Romanos capitulo 13: 8-10 diz:
8 Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei.
9 Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.
10 O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei.

Adão desobedeceu a Deus e seu pecado trouxe graves consequências. Adão pecou e a consequência de seu pecado foi á morte. (Gn2: 17) E essas consequências não caem apenas sobre ele, mas também em toda sua descendência. A morte de Adão e consequentemente de toda humanidade aconteceu em dois aspectos quais sejam: A morte física e a espiritual. Antes de tudo teologicamente morte significa separação. A morte física do homem ocorreu em consequencia do pecado de Adão. Esta morte afetou profundamente a constituição do ser humano, causando separação entre o corpo a alma e o espírito. Em Gênesis 3: 19
19 Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará.

Eclesiástes 12:7
7 O pó volte a terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Agora vejamos que a Bíblia sagrada revela sobre nós mesmos. Sobre a criação do homem que há de concreto é que a Bíblia nos ensina em Génesis 1: 26 e 27:
26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E no capitulo 2: 7
7 Então o Senhor Deus for¬mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Como podemos ver, em termos materiais, o homem foi criado do pó da terra mais em termos imateriais foi criado á imagem e semelhança de Deus.
Quanto á constituição humana ser formada de corpo, alma e espírito, temos como base Bíblica Jó 12: 10:

10 Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.

Em Hebreus 4: 12
12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medula, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Em I Tessalonicenses 5: 23

23 Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Quanto ao corpo não há maiores problemas, visto que é impossível negar sua existência na vida do ser humano. A alma que é onde esta a sede dos sentimentos e emoções do homem. É a parte imaterial do ser humano que processa as informações para que o corpo se expresse no mundo, fora do corpo. É também a parte que processa as informações que recebe do mundo através dos cinco sentidos. E o espírito é o folego de vida, o combustível do homem. É que possibilita o relacionamento deste com Deus, como a adoração em espírito e em verdade. (João 4: 24).
A Bíblia ensina que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. Essa semelhança se dá em dois aspectos a natural e moral. A semelhança natural entre Deus e o homem refere-se ás características da pessoa humana, que como todos os seres pessoais possuem pelo menos três características distintas que são: a inteligência que dá o poder de pensar em coisas concretas ou abstratas e inclusive, sobre si mesmo. A afeição que dá ao homem o poder de sentir a dor, o ódio, o amor, etc. E a vontade que proporciona ao homem o poder de querer, e por isso pode dirigir a si mesmo. Esse poder é muito forte no homem de tal forma que dependendo de sua vontade, pode encaminhar-se para o bem ou para o mal. Todos esses poderes Deus também possui por isso o homem é naturalmente, semelhante a Deus. Desta forma, o homem é pessoa tanto quanto Deus é. Porém é bom entendermos que o homem é semelhante, não igual a Deus. Visto que Deus é pessoa Divina, criadora, eterna e infinita. Enquanto o homem é pessoa humana, criada. A semelhança natural entre Deus e o homem está no fato de que; tanto o homem quanto Deus tem esses mesmos poderes, os quais o homem não perdeu com a queda de Adão. Porém a natureza de Deus é perfeita, espiritual e infinita. E para que os poderes, com os quais Deus equipou o homem fossem bem utilizados por este, Deus também o equipou com um padrão moral, que determinaria todas as ações levadas a efeito pelos poderes do homem, no seu estado de pureza de tal forma que, todas elas poderiam se realizadas á semelhança das ações de Deus. Entretanto, o homem pecou, e com sua queda no pecado, o padrão moral do homem ficou muito deteriorado. Desta forma a semelhança moral com Deus ficou, como que, desfigurada, ou descaracterizada. Assim o homem faz uso de seus poderes naturais, de acordo com o padrão moral que possui. Portanto depois da queda, a tendência moral do homem é para o erro, ou seja, para o pecado. Que tem como paga a morte física e espiritual.
A morte física que é a separação entre o corpo e o espírito. Quando o espírito abandona o corpo, ele morre. E da mesma forma que o corpo sem espírito está morto, o espírito sem Deus também está morto. A morte espiritual que é a separação entre o homem e Deus. Trouxe consigo pelo menos duas tristes consequências quais sejam: A perda da semelhança moral entre o homem e Deus e a exclusão de sua presença. Antes da queda do homem no pecado, este era semelhante a Deus, tanto natural como moralmente. Génesis 1: 26 e 27:
26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E no versículo 31 diz:
31 E Deus viu tudo que havia feito e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Após a queda do homem no pecado, a semelhança moral entre Deus e o homem ficou afetada ou desfigurada, por isso, o homem deixou de ser, moralmente semelhante a Deus. Em Romanos3: 10-23diz:
10 Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer;
11 Não há ninguém que entenda ninguém que busque a Deus.
12 Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.
13 “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam.” “Veneno de serpentes está em seus lábios.”
14 “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura.”
15 Seus pés são ágeis para derramar sangue;
16 Ruína e desgraça marcam seus caminhos,
17 E não conhecem o caminho da paz.
18 “Aos seus olhos é inútil temer a Deus.”
19 Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.
20 Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
21 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,
22 Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,
23 Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

Que consequentemente, houve uma corrupção, ou perversão das características e poderes do ser humano que são: A inteligência, afeição e vontade. E seus poderes de pensar, de querer, de sentir e dirigir-se a si mesmo. Assim sendo o homem tornou-se mais para sua carne e pecado que para seu espírito e a comunhão com Deus. Jeremias 5: 22-25:

22 Acaso vocês não me te¬me? Pergunta o Senhor. Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo.
23 Mas este povo tem coração obstinado e rebelde; eles se afastaram e foram embora.
24 Não dizem no seu íntimo: “Temamos o Senhor, o nosso Deus: aquele que dá as chuvas do outono e da primavera no tempo certo, e nos assegura as semanas certas da colheita”.
25 Porém os pecados de vocês têm afastado essas coisas; as faltas de vocês os têm privado desses bens.

Daniel 9: 5 e 6
5 Nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.
6 Não demos ouvido aos teus servos, os profetas, que falaram em teu nome aos nossos Reis, aos nossos líderes e aos nossos antepassados, e a todo o teu povo.

Romanos 1: 18-32
18 Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,
19 Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;
21 Porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 E trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si.
25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.
28 Além do mais visto que, desprezaram o conhecimento de Deus. Ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
29 Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros,
30 Caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais;
31 São insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.

32 Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.


E por fim em Efésios 2: 1-3
1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
2 Nos quais costumavam viver quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando, nos que vivem na desobediência.
3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza, merecedores da ira.

O pecado trouxe ao homem a exclusão da presença de Deus. Génesis 3:8 e 23 e 24
8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

23 Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.
24 Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.
O pecado sai de dentro de nós. A Bíblia diz em Marcos 7: 20-23 “E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfémia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.”

Agora sabemos que o pecado é a transgressão da lei e que tem como consequência a morte tanto espiritual como física. E que somos todos pecadores, e por isso merecedores da morte. A grande questão que se levanta a partir daqui é: Então estamos todos condenados? Qual seria a solução para essa nossa triste condição? Mas isso será assunto para nosso próximo estudo que será: O pecado e Salvação. Confira na próxima postagem. Por hora ficamos por aqui, agradeço ao bom e amado Deus por mais essa oportunidade de estudarmos sua poderosa palavra! Ao qual louvo pela vida de todo o irmão que tem trazido pra estudar comigo e juntos então crescermos em fé e em graça na Sua presença! Buscando o caminho e a verdade para ter vida! Obrigado meu SENHOR E DEUS! Obrigado amado irmão em Cristo. Que Deus abençoe a todos!

3 comentários:

  1. oi é uma prazer dizer que estamos fazndo parte do seu cantinho...essa postagem é muito boa, muito rica em sabedoria http://nucleodjovens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá minha irmãzinha Ana! acabei de ler seu estudo sobre o pecado, ficou muito bom, que Deus te abençoe grandemente para continuar este trabalho, que é importantíssimo para ensinar exortar a tantos que por aqui passarem. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR, PARABENS PELO TEXTO, E PELO BLOG , MUITO LINDO, QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDIOSAMENTE. http://rcostaalves.blogspot.com

    ResponderExcluir