TODOS QUEREMOS UM CAMINHO SEGURO PARA SEGUIR, SABER A VERDADE SOBRE A VIDA E A MORTE. TER VIDA ABUNDANTE NA TERRA E ETERNA NO CÉU.JESUS DISSE:"EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA." PORTANTO SÓ EXISTE UM MEIO DE ALCANÇARMOS TUDO ISSO E SEGUIRMOS OS PASSOS DE JESUS.BUSCANDO CONHECE-LO A CADA DIA MAIS,IMITANDO SUA MANEIRA DE VIVER, DE AMAR ,DE AGIR E REAGIR.
BUSCANDO EM JESUS O CAMINHO E A VERDADE PARA TER VIDA!

Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

PECADO OQUE É?








Nos nossos últimos estudos falamos sobre as singularidades de Jesus Cristo. Que Ele é diferente de qualquer outro homem que já nasceu nessa terra. E vimos sobre suas duas naturezas a humana e a Divina. Com as quais agia simultâneamente, não que ás vezes agia como Deus e outras como homem. Que é Divino e homem integralmente, com a grande diferença que jamais conheceu o pecado por experiência. E é exatamente sobre esse assunto que é de grande importância para a nossa caminhada de busca pela verdade para ter vida e a ter abundancia. Sobre que é o pecado? Como a Bíblia define o pecado? Qual sua origem e suas consequencias? E Qual a penalidade do pecado? Questões de suma importância para todos nós, que sabemos que mesmo depois de aceitarmos Jesus continuamos vulneráveis ao pecado. Que eventualmente desobedecemos a Deus e praticamos o mal. Por consequência de nossa natureza pecaminosa. Vamos aqui buscar a luz das Escrituras sagradas as respostas a essas questões tão importantes que com certeza a Bíblia nos dará. Amém!
Começaremos, a caráter de conhecimento, pela palavra pecado que significa: No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamártano) ambas significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão, cair errar o alvo tropeçar. Em latim, o termo é vertido por peccátu.
Aqui alguns conceitos sobre oque é pecado: Conforme dicionário de teologia cristã pecado significa em primeiro: Qualquer ação ou disposição que fracasse em cumprir, ou alcançar de modo completo os padrões de Deus. Em segundo diz que pode ser uma transgressão real da lei de Deus, ou uma falha em viver segundo suas normas. E conforme dicionário da Bíblia por John Deivis diz em primeiro que o pecado é: Qualquer falha de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão dessa lei. E em segundo diz que o pecado pode ser: De omissão: Que consiste em deixar de fazer que á lei de Deus ordena. E de comissão: Que é o ato de não atender uma condição imposta. Em outras palavras consiste em fazer que á lei de Deus proíbe.
E a luz das Escrituras Sagradas: O conceito de pecado pode ser descoberto por afirmações e palavras usadas para defini-lo. Em Romanos 5: 19 a Bíblia diz que:
"Pela desobediência de um homem muitos foram feitos pecadores." Diante disso podemos entender que pecado é a desobediência á vontade de Deus.
I Pedro 3: 12: "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos atentos á suas orações. Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males." Podemos entender claramente aqui que pecado é a prática do mal. Portanto se pode dizer que o pecado é a transgressão ou desobediência voluntária ou involuntária contra Deus e ou contra os direitos do nosso próximo.
Outras afirmações da Bíblia:

"TODO AQUELE QUE PRATICA O PECADO TAMBÉM TRANSGRIDE A LEI, PORQUE O PECADO É A TRANSGRESSÃO DA LEI" [ou melhor, o pecado é NÃO TER LEI] (I Jo.3:4).

"TODA INIQUIDADE É PECADO" (I Jo 5: 17).

"TUDO O QUE NÃO É DE FÉ É PECADO" (Rm. 14: 23).

"MAS CADA UM É TENTADO, QUANDO ATRAÍDO E ENGODADO PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA. DEPOIS, HAVENDO A CONCUPISCÊNCIA, CONCEBIDO, DÁ À LUZ O PECADO; E O PECADO, SENDO CONSUMADO, GERA A MORTE" (Tg.1:14-15).

"MAS, SE FAZEIS ACEPÇÃO DE PESSOAS, COMETEIS PECADO E SOIS REDARGUIDOS PELA LEI COMO TRANSGRESSORES. PORQUE QUALQUER QUE GUARDAR TODA A LEI E TROPEÇAR EM UM SÓ PONTO TORNOU-SE CULPADO DE TODOS" (Tg. 2:9-10).

"AQUELE, POIS, QUE SABE FAZER O BEM E O NÃO FAZ COMETE PECADO" (Tg.4:17).

Jesus não conheceu pecado por experiência mesmo quando esteve aqui se identificando conosco para que pudesse ser nosso substituto perfeito na cruz. Pois jamais desobedeceu a Deus ou transgrediu qualquer uma de suas leis ou agiu contra os direitos de seu próximo. Porque é santo! É Deus! E ao contemplarmos toda a criação de Deus, a qual está registrada em Génesis capítulo 1 e 2, podemos verificar Ele declarando que tudo que criara era Muito Bom! Génesis 1: 31: E viu Deus que tudo que tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã do: o dia sexto. Por isso podemos afirmar sem nenhum tipo de interpretação humana, e sem receio de errar que, quando da criação de tudo que há por Deus, assim como Jesus Cristo estava totalmente isenta da presença do mal. Pois tudo era Muito Bom!
A criação sem pecado também se deu na esfera angelical. Os anjos, os quais são seres pessoais e inteligentes também foram criados por Deus sem pecado. Ou seja, nenhum deles praticava o mal ou desobedeciam a Deus. E Podemos conferir essa declaração em Ezequiel 28: 13 a 18 que diz:
13 Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.

14 Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.

15 Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.

16 Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.

17 Seu coração tornou-se orgulho sopor causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espectáculo para os Reis.

18 Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.



Essa passagem da Bíblia fala sobre o rei de Tiro. Entretanto o rei de Tiro jamais esteve no Éden muito menos algum dia foi perfeito ou um anjo querubim ungido (que significa separado) para proteger. Por tudo isso e por todo um contexto Bíblico essas qualificações cabe somente a um personagem, Lúcifer (que significa anjo de luz) E em Isaías capítulo 14: 12 a 15 podemos conferir como esse anjo de luz criado perfeito por Deus se transforma em Satanás (Que significa aquele que separa de Deus):

13 Você, que dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono.
A cima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo.

14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo.

15 Mas às profundezas do inferno você será levado, irá ao fundo do abismo!

E no livro de Apocalipse 12: 4 diz que Satanás com sua cauda trouxe com sigo a terça parte dos anjos que são chamados de estrelas. Enquanto o livro de II Pedro 2: 4 diz: Porque Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas havendo-os lançado no inferno, os entregou ás cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo. Esta passagem nos fala de forma clara e diretamente desses anjos desobedientes.
E com tudo isso a luz da Bíblia, podemos entender que a raiz do pecado a sua essência está no orgulho e iniciou no coração do anjo querubim de luz, que fora ungido para proteger. Que por ter o desejo de ser até mesmo superior a Deus, como nos diz os versículos 12 e 13 de Isaías. Ele orgulhoso de si mesmo tentou receber a glória, o louvor que pertence somente a Deus. Essa que não pode ser cobiçada por ninguém, porque somente Deus é soberano sobre todas as coisas e o único digno de toda glória e todo o louvor! E por esse motivo foi expulso do Éden o jardim de Deus. Trazendo com sigo a terça parte dos anjos do céu que possui sobre sua liderança.
No versículo três de segundo Pedro diz que Deus não perdoou a esses anjos por sua desobediência, mas os lança no inferno reservados para o juízo. Estes anjos foram os que cederam ás maquinações de Lúcifer que fora uma criatura criada em perfeição e luz, mas que se rebelou contra seu Criador se transformando em Satanás, que significa aquele que separa de Deus. Anjos os quais ele conseguiu ar regimentar pela bajulação e a mentira. Imperfeições essa que a Bíblia lhe da por única paternidade (Evangelho de João 8: 44). E que por seguirem Satanás em sua rebelião se transformam em seus demônios. Com tudo, podemos entender que na esfera angelical, ou seja, entre os anjos o pecado teve início, sua origem no coração do anjo querubim de luz lúcífer que agora é satanás. Culminando com sua rebelião, juntamente com seus seguidores angelicais que estavam sobre sua liderança e cuidados, que eram nada menos que a terça parte de todos os anjos de Deus, contra seu criador. Que expulsos da presença de Deus, foram jogados no inferno reservados para o juízo.
E semelhante aos anjos o homem também foi criado sem pecado. No livro de Génesis capítulo 1: 26 a 28 a Bíblia relata quanto á criação do homem e diz:

26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

E no capítulo 2: 8 e 9 de Génesis a Bíblia diz: E plantou o senhor Deus um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. 9- E O Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável á vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.
Deus dotou o homem de capacidade de escolha. E a árvore da ciência do bem e do mal era que dava ao homem a possibilidade de servir a Deus de modo espontâneo, de escolher obedecer a Deus. E a vontade de Deus é que escolham o melhor, mas sempre deu ao homem a escolha de obedecer.
Livro de Deuteronômio capítulo 11: 26 a 28: 26- Eis que hoje ponho diante de vós a bênção e a maldição; 27- a benção quando ouvires os mandamentos do Senhor, o vosso Deus, que hoje vos mando. 28- Porém a maldição se não ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguir outros deuses que não conhecem.
Satanás (Lúcifer) já destituído de todos os privilégios celestiais achou no homem a obra prima de Deus, a maneira de vingar-se de seu criador. Dessa maneira arquitetou um plano para levar Adão e Eva, o primeiro casal humano criado por Deus a desobedecer a simples ordem á qual está registrada em Gênesis 2: 17 que segue:
"mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia que dela comer, certamente morrerá." Então resolve por seu plano em prática, como nos relata a Bíblia no livro de Gênesis capítulo 3: 1 a 7:

Assim Adão e Eva desobedecem á ordem Divina. A o dar ouvidos as mentiras de satanás, acreditando no engano do inimigo de Deus. O principal fundamento do pecado é o egoísmo e a rebelião. Satanás apelou para tudo que podia despertar isso neles. Que acreditaram na mentira que poderiam ser igual a Deus tendo todo o conhecimento do bem e do mal. Lembremos que Deus os dotou de liberdade de escolha e era exatamente essa árvore do conhecimento que lhes garantia o direito de servir a Deus espontaneamente. Portanto a queda de Adão foi consequência de sua escolha errada. Que prefere acreditar nas mentiras de satanás a obedecer á ordem dada pelo seu Criador. Assim sendo podemos entender que o pecado entrou na vida do ser humano, por instigação ou tentação diabólica, primeiro sobre Eva e depois sobre Adão por sua escolha errada em desobedecer a Deus. Embora Eva fosse aparentemente a primeira a comer do fruto proibido, a responsabilidade pelo pecado foi posta em Adão. Paulo diz II Coríntios 11: 3: O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.
E em I Timóteo 2: 13 e 14, ele afirma: Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada caiu em transgressão. Uma vez que Adão tendo sido criado primeiro, e não foi enganado, mas desobedeceu a Deus sabendo plenamente o que estava fazendo. Assim principal responsabilidade caiu sobre os seus ombros. Eva, logicamente estava na transgressão e também sofreu as consequências com Adão. Portanto, podemos dizer que o pecado no reino humano se originou da desobediência de Adão. E não de algum ato da parte de Deus ou mesmo de satanás, ou de Eva. Ou seja, Adão foi total e completamente responsável pelo primeiro pecado humano.
Adão, por natureza, foi criado, sem pecado, mas quando pecou deliberadamente a sua natureza sofre muitas mudanças. E se tornou corrompida. Efésios capítulo 4: 22 a Bíblia diz: Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos...
Seu entendimento foi distorcido e ele se tornou também inimigo de Deus como se lê em Romanos 8:7:
7 A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo.

AS Escrituras Sagradas ensinam que o pecado de Adão trouxe graves consequências para ele próprio. Em virtude do seu pecado foi castigado por Deus com a morte. Como já lhes tinha advertido o próprio Deus quando lhes dá a ordem descrita em Gênesis 2: 17: Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia que dela comer, certamente morrerá.
Porém, o castigo de Adão pelo pecado não caiu apenas sobre ele, já que toda sua descendência também foi castigada. Romanos 5: 12:
12 Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;


Adão transmitiu sua natureza pecaminosa a toda sua descendência. E assim, desde a época de Adão todo o homem nasce pecador. Não se tornam pecadores como Adão se tornou a desobedecer á ordem de Deus, pecam por ter esta natureza pecaminosa. A natureza adâmica, pelo pecado inato, o velho homem. Essa natureza é recebida já na concepção e é transmitida de geração em geração. A Bíblia diz:
“EIS QUE EM INIQUIDADE FUI FORMADO, E EM PECADO ME CONCEBEU MINHA MÃE" (Sl.51:5). Cristo disse: "O QUE É NASCIDO DA CARNE É CARNE, E O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO É ESPÍRITO" (Jo.3:6).

Há quem poderá questionar se há justiça nisso, se o pecado foi cometido por Adão, e não estávamos lá, assim não temos nenhuma parte no pecado. Se o pecado foi cometido por ele não podemos ser responsabilizados. Mas gostando ou não a Bíblia nos apresenta Adão como a cabeça seminal de toda a humanidade. E de acordo também com as escrituras não somente o corpo físico é transmitido na procriação mais o homem como um todo. E Como todo o ser humano estava em Adão o apóstolo Paulo pode dizer sem errar em I Coríntios 15: 22:
22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem...

Assim como Levi estava nos lombos de seu bisavô e pagou dízimos anos antes de ter nascido a Melquisedeque. Hebreus 7: 9 e 10:
9 Pode-se até dizer que Levi, que recebe os dízimos, entregou-os por meio de Abraão,
10 Pois quando Melquisedeque se encontrou com Abraão, Levi ainda não havia sido gerado.


A sim toda a humanidade herdou essa natureza pecaminosa.
E todo o ser humano é pecador. Romanos 3: 10 e 23:
10 Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer;



23 Pois, todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

Em I João 1: 8 diz:
8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

E o apóstolo Paulo afirma em sua carta aos romanos 6: 23: “O salário do pecado é a morte”

E agora diante de tudo isso que aprendemos a luz da Bíblia sobre o pecado. E que sabemo-nos condenados a morte. Qual seria então a solução para essa nossa triste situação de pecadores? Que morte é essa? Bom, mas essas entre outras questões importantes que se levantam a partir daqui ficarão para nosso próximo estudo. Até lá! Que Deus em Sua infinita misericórdia permita! Agradeço a Ele por essa oportunidade de estarmos aqui mais uma vez juntos, nesse caminho de busca pela verdade que se somente há em Jesus Cristo! E assim ter a vida e a ter em abundancia! Amém! Obrigado Senhor! Obrigado irmão!
veja a ilustração pelo vídeo.




Fique na paz do Senhor Jesus!
ANA MELLO.

6 comentários:

  1. Otima postagem parabens
    SE ALGUÉM PROCURAR VOCÊ...

    Com lágrimas.......... É porque você tem o lenço.
    Com dor................É porque você tem o curativo.
    Com palavras.......... É porque você tem a audição.
    Com beijos.............É porque você tem o mel.
    Com dúvidas........... É porque você tem o caminho.
    Com desânimo.......... É porque você tem o estímulo.
    Com fantasias......... É porque você tem a realidade.
    Com desespero......... É porque você tem a serenidade
    Com segredos..........É porque você tem a cumplicidade.
    Com confiança..........É porque você tem a força.

    Ninguém CHEGA até você por acaso!!!

    ResponderExcluir
  2. O maior obstáculo na vida espiritual do homem sem dúvida alguma é o pecado. Pecado que nos afasta de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Olá Abençoada Deus Te Abençoe. Conheci seu blog lá no ube blogs.já estou te seguindo, sempre que puder farei mais visitas. visita o blog http://jesustedaavitoria.blogspot.com/
    se for possivel segui-nos.

    ResponderExcluir
  4. oi querida irmã em cristo
    seu blog acada dia q passa fica sendo o meu favorito
    espero q deus te anbeçoe cada vez mais assim com esse dom de palavra

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO A TODOS PELO INCENTIVO! QUE DEUS ABENÇOE ! FIQUEM NA PAZ DO SENHOR!

    ResponderExcluir
  6. Ana Gostei Muito Obrigado Por ajudar no Meu ! Jesus te amo

    ResponderExcluir